Procon-SP encontra irregularidades em comércios de flores em Taboão e Itapecerica
A chegada da primavera acendeu o alerta do Procon-SP para o comércio de flores e jardinagem em todo o estado. Em Taboão da Serra e Itapecerica da Serra, estabelecimentos do setor passaram por fiscalização entre os dias 10 e 26 de setembro, dentro da “Operação Primavera”. A ação identificou irregularidades em boa parte das lojas vistoriadas na Grande São Paulo, incluindo as duas cidades da região.
De acordo com o órgão, 160 dos 312 comércios fiscalizados em 40 municípios apresentaram algum tipo de infração o que representa 51,2% do total. As falhas mais comuns foram a ausência de preços visíveis e a falta de informações sobre a validade de produtos, itens obrigatórios segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
O diretor executivo do Procon-SP, Luiz Orsatti Filho, reforçou que a transparência é essencial nas relações de consumo. “O cliente tem o direito de saber quanto está pagando e qual é a durabilidade do produto que leva para casa. São informações simples, mas que garantem uma compra consciente e segura”, explicou.
Na Região Metropolitana, onde estão Taboão da Serra e Itapecerica, 40,5% dos estabelecimentos fiscalizados apresentaram algum tipo de problema. O índice é menor que o registrado no interior e no litoral, mas ainda é considerado alto.
Com a proximidade de datas comemorativas e o aumento na procura por flores e plantas, o Procon-SP alerta os consumidores a redobrarem a atenção. O órgão recomenda que o público sempre verifique a exposição clara dos preços, confira a validade de produtos como fertilizantes e sementes e exija nota fiscal documento essencial em casos de troca ou devolução.
Denúncias de práticas abusivas podem ser registradas no site oficial do Procon-SP ou pelo aplicativo do órgão.
A Operação Primavera também passou por outras cidades da região metropolitana, como Diadema, Osasco, Mauá e Santo André.
Da Redação do Jornal na Net
